JOGO TAPA FOTOS
CMEI UBERABA
PROFISSIONAIS:
• JOSEANE GREIN DE MACEDO
• PRISCILA DE MIRANDA COGO
ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA: linguagem escrita
OBJETIVOS:
• Conhecer o jogo tapa fotos da turma do PRÉ
• Jogar respeitando regras
• Reconhecer o nome dos colegas
TEMPO ESTIMADO: o jogo será proposto duas vezes na semana no período de um mês.
FAIXA ETÁRIA: de 4 a 5 anos
JUSTIFICATIVA:
Tendo-se em vista que o jogo é uma boa alternativa para o desenvolvimento do raciocínio, e que as crianças da turma já reconhecem regras básicas de jogos, como esperar a vez de jogar e quem será o colega que inicia a jogada, apresentaremos essa sequência didática mostrando o jogo tapa fotos, onde irão fazer a associação entre foto e nome das crianças da turma.
MATERIAIS:
Primeira etapa
• Filipetas
Segunda etapa
• Jogo Tapa Certo Turma da Mônica
Terceira etapa
• 30 cartelas no formato de círculo, na cor vermelha com a foto de cada criança.
• 30 cartelas no formato retangular, na cor azul com o nome de cada criança.
• 4 ¨mãozinhas¨ com ventosas (confeccionadas com cabos de mata insetos com uma ventosa de silicone fixada com barbante e cola quente).
ORGANIZAÇÃO DA SALA:
Primeira etapa
• Crianças sentadas em roda para o desenvolvimento da chamada.
Segunda etapa
• Crianças sentadas em roda, após nos cantos diversificados.
Terceira etapa
• O jogo será apresentado em grande grupo com todas as crianças sentadas em roda, após nos cantos diversificados.
DESENVOLVIMENTO:
Primeira etapa
Com a turma sentada em roda, apresentar as filipetas com o nome de cada criança ao centro. Iniciar a chamada com a seguinte música:
O passageiro acenou
Olé, olé, olá
E o ônibus parou
Para o (nome da criança) entrar.
(Melodia da música Onde está a Margarida)
Toda a turma canta ao mesmo tempo, quando for dito pelas profissionais o nome da criança, esta deverá levantar-se, pegar sua filipeta e colocar no quadro imantado, abaixo da letra inicial.
Segunda etapa
Apresentar o jogo Tapa Certo da Turma da Mônica com as crianças sentadas em roda para que façam a exploração e manuseio do mesmo. Após explicar as regras do jogo e propor que a turma jogue seguindo-as, fazer rodízio entre as crianças para que todos joguem.
Terceira etapa
Com a turma sentada em roda, explicar que o jogo foi confeccionado pelas profissionais da sala, contendo a foto e nome de cada uma, em seguida falar sobre as regras e fazer uma jogada no grande grupo para que todos visualizem, depois o jogo será realizado em um dos cantos diversificados da sala, fazendo rodízio para que todas as crianças joguem.
Iniciar o jogo com quatro participantes pedindo para que espalhem as fichas redondas sobre a mesa com as fotos viradas para cima. As fichas retangulares com os nomes ficam em um monte, viradas para baixo. Dar para cada participante uma mãozinha. Após decidir o primeiro jogador com a parlenda Uni-duni-tê, este irá pegar uma ficha retangular do monte e irá virá-la para cima, mostrando aos colegas. Todos deverão procurar nas fichas espalhadas a foto referente ao nome que está escrito na ficha retangular e irá pegá-la com a mãozinha (a ficha ficará presa na ventosa), quem pegar irá guardar a ficha. O vencedor será aquele que pegar mais fichas.
AVALIAÇÃO:
A turma será avaliada de acordo com interesse e participação durante as jogadas, se respeitam as regras do jogo ou não e principalmente se reconhecem seu nome e dos colegas da sala.